vatapá - significado y definición. Qué es vatapá
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es vatapá - definición


Vatapá         
m. Bras.
Papas de mandioca com azeite, pimenta e carne ou peixe.
(Or. afr.)
vatapá         
sm Cul Prato da cozinha afro-baiana, feito de peixe ou crustáceos numa papa de farinha de mandioca, temperado com azeite-de-dendê, e às vezes, pimenta.
vatapá      
s.m. (-1899 cf. CF 1 )
-cul
1 BA iguaria muito apreciada, que tem por base pão amolecido (ou farinha de trigo) a que se acrescentam carne de peixe desfiada, camarão fresco, camarão seco e temperos, como sal, gengibre, coentro, cebola, leite de coco, amendoim e castanha-de-caju, torrados e moídos, além de azeite-de-dendê e pimenta-malagueta, que pode ser oferecida em molho à parte
2 p.ana. prato similar tendo por base, entre outros, fruta-pão, farinha de milho, abóbora etc. com ingredientes e temperos variados
-etim ior. vata'pa 'id.'

Wikipedia

Vatapá

Vatapá é um prato típico da culinária afro-brasileira. O seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, castanha de caju, leite desnatado, azeite de oliva, cebola, alho e tomate. Pode ser preparado com camarões frescos inteiros, ou secos e moídos, com peixe, com bacalhau ou com carne de frango, acompanhados de arroz. A sua consistência é cremosa.

"Vatapá" é oriundo do termo iorubá vata'pa. Então, de origem africana, chegou ao Brasil por intermédio dos africanos iorubás com o nome de ehba-tápa.

É um prato típico das cozinhas nordestina e nortista e é marca da influência da população negra nessas regiões. É muito divulgado pela Bahia onde em seu feitio acrescentam o azeite de dendê, e serve como um acompanhamento do acarajé. É igualmente popular no Amazonas, no Amapá, no Pará, no Maranhão e em Rondônia, onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim (ingrediente original das Américas) e outros ingredientes comuns na versão tradicional. O vatapá é influência da culinária africana trazida pelos africanos escravizados nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar, desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira. É exemplo disso o angu, entre outros.